segunda-feira, 9 de julho de 2012

sopas - AROMA E SABOR é tudo


Para uma sopa magrinha ajudar no regime, vale todos os legumes e verduras desde que não se use UM ingrediente. O GLUTAMATO MONOSSÓDICO  glutamato é considerado uma excito-toxina, ou seja, ele superexcita as células nervosas, pois é utilizado como um transmissor de impulsos nervosos. O consumo excessivo e/ou freqüente desta substância tem sido associado à certas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, dificuldade de aprendizado, hiperatividade e enxaquecas.FONTE INFORMATIVAhttp://mundoverde.com.br/blog/2011/08/26/glutamato-monossodico/
Sim esse vilão se encontra presente em todos os condimentos de mercado. Aqueles em tabletes ou em pó, e consumindo da retenção de líquidos por causa do excesso de sódio. Então seja qual for a sopinha da dieta use e abuse dos temperos, gente tem tanto tempero aromático que deixa a sopa uma delícia, muito mais saborosa e nutritiva. Fazer uma sopa creme (sopa batida no liquidificador) só com alho ou cebola ninguém merece, fica sem gosto não dá ânimo de se empenhar numa sopa em favor do nosso regime. Mas acrescente o tempero certo que combine e vai ver, até o cheiro fica de dar água na boca. Só tomem cuidado com a pimenta do reino em pó, aprendi com uma professora de biologia que a pimenta do reino gruda nas paredes do estômago e não é digerida trazendo complicações no futuro. Muitos temperos são ainda medicinais:


CEBOLINHA: é usada como tempero nos mais variados tipos de pratos. Rica em vitaminas A, C, cálcio e fósforo, auxilia na digestão e no sistema imunológico.
COENTRO: Esta erva pode ser utilizada como tempero na preparação de diversos pratos e também pode ter suas folhas mergulhadas em infusão para aliviar problemas hepáticos, estomacais e de gases.
MANJERICÃO:Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados, a folha dessa erva também pode ser utilizada como chá contra o mau hálito e para aliviar desconfortos gastrointestinais.
ORÉGANO: Usado como tempero, pode ter suas folhas e flores secas usadas também no preparo de chás que estimulam as funções gástricas e biliares, além de provocar ou regular a menstruação.
SALSINHA: Usada como tempero deixa os pratos mais saborosos. A salsinha pode ser amassada e aplicada sobre picadas de insetos para amenizar a dor. Isso também vale para a salsa lisa.
PIMENTA VERMELHARica em vitamina C é digestiva, cria resistências no organismo e age contra enxaquecas e ainda acelera o metabolismo.


Bom meninas, esses são os mais conhecidos que eu mesma uso diariamente! Então vale a pena investir nos temperos naturais, são aromáticos, dão sabor e ainda fazem bem a nossa saúde.


BEIJOS E UM ÓTIMO FERIADO


2 comentários:

Farmacela disse...

Lucélia, eu adoro uma sopa, um creme!! Amo tempero tb!! Já provou a mostarda em grãos em salada? Uma delicia!! Acho q hj vou fazer um creme de abobora com mta salsinha e pimenta...amo!!

Lucélia Mendes disse...

Hummm mostarda em grãos?? Nunca usei mas já anotei, assim que esquentar o tempinho vou fazer uma salada caprichada, valeu pela dica amiga, beijos!